NÃO A HOMOFOBIA

Minha foto
UMA ASSOCIAÇÃO DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS E TRANGÊNEROS, FUNDADA EM 19/03/08 COM O OBJETIVO DE PROMOVER A CIDADANIA E A AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS LGBT, LOCALIZADA NA RUA PLÁCIDO OLÍMPIO DE OLIVEIRA 660 NO (CDH) CENTRO DE DIREITOS HUMANOS TELEFONES PARA CONTATO:(47)3025-3447 (47)9917-8804

NOTÍCIAS DA ASSOCIAÇÃO ARCO-ÍRIS JOINVILLE

segunda-feira, 30 de março de 2009

Vejam os números da pesquisa da Fundação Perseu Abramo contra nossa comunidade LGBT (reportagens completas abaixo)

Será que no Brasil a população não tem preconceito?

99% têm preconceito contra gays

49% se disseram contra união entre mesmo sexo

Homossexualidade é pecado para 58%

Só 1% dos brasileiros maiores de 16 anos não têm preconceito contra homossexuais

"Há a contribuição das religiões na nossa população de maioria católica e evangélica. Muitas igrejas continuam fechadas para comportamentos que fogem da "heteronormatividade". Além disso, a cultura machista no Brasil facilita que o preconceito seja admitido com mais facilidade. Diferentemente da questão racial, não houve até agora uma legislação criminalizando a homofobia", afirma Gustavo Venturi, um dos coordenadores do estudo e professor de sociologia da USP.
Homossexualidade é pecado para 58%, aponta pesquisa


Estudo mostra que 28% dos brasileiros admitem ter preconceito contra homossexuais



Para Gustavo Venturi, um dos coordenadores da pesquisa, religiões e a cultura machista no Brasil favorecem a discriminação



MÁRCIO PINHO



DA REPORTAGEM LOCAL



Uma pesquisa sobre sexualidade e homofobia -aversão a homossexuais- mostrou que 58% dos brasileiros consideram a homossexualidade um pecado contra as leis de Deus e que 29% a apontam como uma doença a ser tratada.



O estudo foi conduzido pela Fundação Perseu Abramo e pela fundação alemã Rosa Luxemburgo Stiftung, que entrevistaram 2.014 adultos nas cinco regiões do país, escancarando o preconceito direto ou velado contra os homossexuais.



Machismo, falta de leis e discriminação na mídia são apontados como favorecedores dos números, recebidos com apreensão pela comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).



Segundo os organizadores, o "primeiro estudo a mapear de forma tão ampla" a homofobia deixou claro a facilidade de o brasileiro confessá-la. Isso porque 28% disseram "admitir" ter preconceito contra LGBT, enquanto outra pesquisa também da Fundação Perseu Abramo, de 2003, mostrou que o preconceito assumido contra negros -problema histórico no país- era de 4%.
As manifestações de preconceito partem de todas as faixas de escolaridade, de renda, de todas regiões do país e de diferentes religiões: católicos, evangélicos, umbandistas. Para 70% dos entrevistados, o governo não deve se envolver na situação.



- Não há como não se envolver, porque a intolerância tem se manifestado em crimes, inclusive cometidos por agentes de Estado - disse Paulo Biagi, coordenador do programa Brasil Sem Homofobia, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.



Segundo Biagi, com a pesquisa - custeada principalmente pela Fundação Perseu Abramo - a base do governo no Congresso está se rearticulando em torno do projeto de lei número 122, que transforma a discriminação a homossexuais e transexuais em crime inafiançável, nos moldes da Lei do Racismo.



Em maio, o governo lançará o Plano Nacional de Promoção da Cidadania LGBT. Serão várias ações, centradas principalmente em saúde, educação e justiça.



Além disso, ainda neste semestre, o Brasil participará, com mais dez países latinos, de uma campanha de combate à homofobia em rádio e TV.

Nenhum comentário: